Páginas
Projeto Nossa Cara
O projeto Nossa Cara visa o bem estar das crianças e jovens que são atendidas pela casa Claret, proporcionando-lhes conforto, segurança e proteção durantes suas atividades turísticas.Com a finalidade de auxiliar a Casa Claret na elaboração e aquisição de Kits de passeio, o projeto Nossa Cara tem como meta gerenciar a elaboração dos kits, abrangendo desde a seleção dos fornecedores até a entrega dos Kits para a Instituição.
2010-10-01
Mãos a obra!
2010-09-28
Fases de um projeto
Já iniciamos a construção de um cronograma do projeto. A partir da WBS e da lista de atividades estamos estruturando as atividades dentro de 5 fases.
Essas fases se dividem em:
Fase de Iniciação (Definição): é a fase inicial do projeto, quando uma determinada necessidade é identificada e transformada em um problema estruturado a ser resolvido por ele. Nessa fase a missão e o objetivo do projeto são definidos;
Fase de Planejamento: é a fase responsável por identificar e selecionar as melhores estratégias do projeto detalhando tudo aquilo que será realizado, incluindo cronogramas, alocação de recursos envolvidos, custos, etc., para que, no final dessa fase, ele esteja suficientemente detalhado para ser executado. Nessa fase os planos auxiliares de comunicação, qualidade, riscos, suprimentos e recursos humanos também são desenvolvidos;
Fase de Execução: é a fase que materializa tudo aquilo que foi planejado anteriormente. Qualquer erro cometido nas fases anteriores fica evidente durante essa fase. Grande parte do orçamento e do esforço é consumida nessa fase;
Fase de Monitoramento e Controle: ocorre paralelamente ao planejamento e à execução do projeto. Tem como objetivo acompanhar e controlar aquilo que está sendo realizado pelo projeto, de modo a propor ações corretivas e preventivas no menor espaço de tempo possível após a detecção da anomalia;
Fase de Finalização (Encerramento): é a fase quando a execução dos trabalhos é avaliada através de uma auditoria interna ou externa (terceiros), os livros e documentos do projeto são encerrados e todas as falhas ocorridas durante são discutidas e analisadas para que erros similares não ocorram em novos projetos (aprendizados).
Fonte: http://www.augustovespermann.com/2010/03/fases-de-um-projeto-segundo-o-pmbok/
Rumo ao escopo!!!
Hoje finalizamos o Project Charter para apresentação ao cliente. Com isso estamos prontos para sentarmos com o cliente e aprofundarmos no escopo. (detalhe para a mega barra de Chocolate hershey's que o Rafa levou!!!)
O Project Charter define de maneira geral o propósito, objetivo, e escopo do projeto. Além de estabelecer no início do projeto no âmbito geral.
Para a concepção do Project Charter utilizamos um template de um dos integrantes do grupo. Nele temos:
- Apresentação do Cliente (para contextualização do projeto);
- Apresentação do projeto;
- Objetivo;
- Escopo; Entregáveis;
- Benefícios do projeto;
A escolha do projeto
Durante a aula foi escolhido que iríamos atender a Casa Claret. Contudo, dentre os 7 projetos apresentados, deveríamos escolher apenas 1.
A escolha do projeto foi feita levando-se em conta os seguintes critérios: Custo, Complexidade, preferência dos integrantes e utilização do produto entregue.
Os critérios de seleção foram: Custo e Complexidade. O Custo deveria ser inferior a 4500 reais e a complexidade do projeto deveria ser baixa (dentro de uma escala qualitativa de complexidade Baixa, media e alta)
Após aplicado esses critérios, tivemos apenas 3 projetos para os quais deveríamos aplicar nosso critério de avaliação. A avaliação foi feita sendo que 60% de peso seria para a preferência do grupo e 40% para a utilização do produto. Para ambas essas variáveis foi realizado uma media de notas (1, 2 e 4) dadas pelos integrantes do grupo.
No final tivemos o Nossa cara como sendo o projeto escolhido.
Arquivo do blog
-
▼
2010
(18)
- ► 12/19 - 12/26 (2)
- ► 12/12 - 12/19 (1)
- ► 11/14 - 11/21 (4)
- ► 11/07 - 11/14 (1)
- ► 10/31 - 11/07 (1)
- ► 10/17 - 10/24 (3)
- ► 10/10 - 10/17 (1)
- ► 09/19 - 09/26 (1)